No dia 24 de Janeiro, celebramos o Dia Nacional do aposentado e da Previdência Social! E nesta data é sempre importante alertar sobre fraudes que podem acontecer, entre elas está o empréstimo consignado para aposentados.
A Previdência social é como um seguro que garante a renda em casos de velhice, invalidez, acidentes entre outros. Nossos idosos representam uma grande parcela da Previdência Social; antes contribuintes, hoje merecidos beneficiários, por isso merecem nossa homenagem e todo nosso respeito e alerta sobre como se defender desses golpes.
No empréstimo consignado as parcelas são descontadas diretamente do benefício, em caso dos pensionistas. Porém o empréstimo consignado precisa ser autorizado pelo beneficiário. Portanto, caso comece a descontar do seu benefício qualquer valor que não tenha sido devidamente autorizado, contratado e assinado por você, pode ser uma fraude!
As instituições financeiras têm o dever de garantir a total segurança das operações. Por isso, devem ressarcir o beneficiário lesado. Na Justiça, ficam passíveis de responder por dano moral. Caso o cliente queira, pode mover processo (que é o recomendado).
Então se você por algum motivo teve um empréstimo consignado em seu nome e você não autorizou esse crédito, Entre em contato com nossa equipe jurídica, estamos à disposição para orientar no que for preciso.
Equipe,
Escritório Marcos Simor Pani & Advogados Associados