MSPRJ

7 DICAS IMPERDÍVEIS PARA VAREJISTAS

Uma gestão eficiente do estoque evitar problemas como:
Excesso de produtos parados ou falta de produtos, compras desnecessárias, entre outas…

E aqui vão 7 dicas necessárias para você gerir o seu comércio:
Faça inventário regularmente: Um inventário feito com frequência mantém um controle preciso do estoque. O ideal é fazer uma contagem física dos produtos pelo menos uma vez por ano e verificar os níveis de
estoque regularmente.   Sistema de gestão de estoque: Um programa de gestão de estoque pode ajudar a automatizar muitos processos, desde a atualização do inventário até a emissão de pedidos de reposição.
Ele também ajuda a reduzir erros humanos e otimizar o tempo gasto na administração do estoque.

Analise as vendas e preveja a demanda: Analisar o histórico de vendas ajuda a prever a demanda futura e ajustar os níveis de estoque para atender às necessidades dos clientes sem excessos ou faltas.

Estabeleça metas de giro de estoque: Para manter um equilíbrio entre produtos suficientes e evitar acúmulos. Além disso, ajuda a identificar quando é hora de liquidar produtos mais antigos.

Técnica FIFO: a técnica FIFO (First In, First Out) é uma estratégia de gestão de estoque que consiste em vender primeiro os produtos mais antigos. Evita acúmulo de produtos parados nas prateleiras e reduz o risco de vender produtos com data de validade vencida.

Negocie com fornecedores: Negocie prazos de pagamento e preços com fornecedores, isso pode ajudar a manter um fluxo de caixa saudável e reduzir os custos de armazenagem.

Atenção às tendências do mercado: Estar atento às tendências de consumo pode ajudar a ajustar o estoque para atender às necessidades dos clientes e evitar a acumulação de produtos que não têm demanda.

Essas são apenas algumas dicas para administrar bem o estoque de sua loja. Lembre-se de que cada negócio tem suas particularidades e, por isso, é importante ajustar essas dicas às necessidades de sua empresa