Atualmente grande partes dos espaços utilizam câmeras para segurança interna. Condomínios, casas, instituições de ensino, empresas entre outros. Com isso o cuidado com o tratamento das imagens deve ser redobrado, sendo realizado de acordo com os direitos dos titulares e demais exigências da LGPD.
Por exemplo: O posicionamento das câmeras é importante para que não ocorra um desvio de finalidade, ou seja, as câmeras devem ser utilizadas para proporcionar proteção e segurança à vida e/ou patrimônio, sem ferir a privacidade alheia. Câmeras de vigilância que, em função de um mau posicionamento, filmarem interior de apartamentos, por exemplo, ferem os princípios da LGPD, do Código Civil e da Constituição.
O armazenamento das imagens deve ser feito de forma segura, restringindo-se os acessos físicos e por meio digitais, assegurando-se os controles ambientais de armazenamento para preservação deste material (temperatura, umidade, fumaça etc.)
A retenção das imagens deve respeitar todos os aspectos legais, também em relação à LGPD. O tratamento das suas imagens de segurança está de acordo com a #LGPD?